Como diminuir o lag da internet em jogos

Os problemas de conexões durante partidas de jogos online causam efeitos bem negativos para a jogatina. Esses problemas podem ocorrer por causa de vários fatores, mas no final das contas, eles acabam influenciando no famoso aumento do ping e consequentemente, no surgimento do lag.

Felizmente, existem algumas medidas que podem ser tomadas para contornar ou resolver os problemas. Essas soluções podem ser desde uma simples análise no computador ou até a troca de equipamento. Tudo vai depender de cada situação. E para te ajudar nisso, nós fizemos esse artigo completo para te ensinar a identificar e resolver os possíveis problemas de conexão durante os jogos.

O que é lag e ping?

Para começar, é necessário ter em mente o que é ping, lag e a influência desses dois nos jogos. Falando de de forma resumida, o ping é uma maneira de medir o tempo da troca de informações entre computadores. Quanto maior esse valor, mais tempo levará entre o seu computador executar um comando e recebê-lo de volta com a devida ação, que foi processada pelo servidor.

Quando o ping está com valores altos, é comum que outro efeito surja: o lag. Esse é outro termo bastante conhecido para quem joga. Ele é responsável por causar travadas e ações inesperadas, como personagens que somem instantaneamente da tela ou avanço/retrocesso repentino no mapa. Vale ressaltar que o lag também pode ser originário de configurações do computador incompatíveis com o jogo, mas isso não é o assunto de hoje.

Analise a sua rede

Dando início às possíveis causas do lag, vamos começar pelos problemas de rede, que na maioria das vezes, é o principal causador de lag.

E para aprimorar a investigação, é recomendado que você já tenha conhecimento do histórico da conexão. Isso é importante para saber se os problema é constante ou recorrente.

Problemas no provedor

Caso sua internet seja boa e, de repente, a conexão ficou instável, pode ser que seja uma instabilidade momentânea e vale a pena entrar em contato com o provedor para saber de mais informações. Se isso começar a aparecer com frequência, considere trocar de empresa.

Problemas na residência

Se o problema não for com o provedor e sim na sua casa, você deve prestar atenção no equipamento. O seu roteador pode estar congestionado em virtude de várias conexões, pode haver dificuldade na propagação do sinal ou a memória pode estar sobrecarregada.

O cabeamento também pode estar com problemas, por isso, certifique-se de que não haja dobras no cabo de rede e principalmente na fibra óptica, caso use.

Analise o seu sistema

Se tudo estiver funcionando corretamente na parte física da rede e o problema persistir, é hora de verificar o sistema operacional.

A influência do sistema na qualidade da conexão é bem alta e se dá em algumas formas, e uma delas pode ser a presença de malwares (um tipo de vírus). Nesse caso, recomendando que faça uma varredura completa no seu computador com o antivírus de preferência. Pode muito bem ser o Windows Defender ou o Malwarebytes.

Caso não haja problemas com vírus, é hora de ver quais programas que estão rodando em segundo plano e consumindo a rede. Mesmo que seja um programa inofensivo, talvez ele esteja baixando atualizações automáticas sem você saber, e isso influencia negativamente na conexão.

Para isso, abra o Gerenciador de Tarefas e veja quais processos estão utilizando a rede ou se algum programa que está rodando em segundo plano esteja configurado para atualizar automaticamente.

Essa análise vale para os launcher de jogos também. Você deixa o Steam aberto o tempo inteiro? Ele pode estar baixando alguma atualização de vários gigas sem seu conhecimento e pode estar afetando a sua conexão em jogos que não são do serviço, já que ao iniciar, o launcher do Steam desativa os downloads automaticamente.

Por último, verifique qual é a rotina de atualizações do Windows. A depender do computador, uma atualização em curso pode afetar tanto a rede quanto o desempenho do computador em si, por isso, examine o Windows Update.

Analise o jogo

Por último, os problemas podem ser culpa do próprio jogo. Caso esteja desconfiado disso, basta entrar no site oficial em busca de alguma informação. Muitos sites de jogos têm uma área específica para mostrar se o jogo está passando por instabilidades no servidor ou outros tipos de problemas de conexão.

Outra alternativa é entrar nos perfis de redes sociais do determinado jogo e ver se há algum pronunciamento ou relato de usuários com problemas. A rede social mais indicada para isso é o Twitter, já que as informações chegam rapidamente.

A última alternativa é, caso seja possível, escolher servidores que estejam no Brasil, de preferência, o mais próximo possível do seu local. Quando há essa possibilidade, o jogo representa isso com barras que indicam qualidade ou até mesmo o tempo médio do ping.

Outras soluções para o lag ou ping alto

Depois de elencar as fontes de problemas e citar as soluções mais óbvias, vamos passar para a parte que pode não ser muito clara para usuários com pouca experiência nessa área.

Utilize uma conexão cabeada

O sinal de Wi-Fi está sempre evoluindo, ficando mais rápido e falhando menos, mas ainda é mais recomendado utilizar uma conexão de internet cabeada quando é preciso ter uma conexão com a internet sem oscilações.

Os roteadores sofrem muita interferência do ambiente, podendo eventualmente derrubar o sinal e prejudicar o jogador. A conexão com o cabo é mais segura porque elimina interferências de outros sinais, fazendo com que seja a melhor opção para jogos.

Utilize uma internet com fibra óptica

Nós acabamos de defender o cabo de rede, mas quando ele está fora da residência, é mais susceptível à problemas de interferência eletromagnética, uma vez que é feito de cobre. É por isso que a internet pode ficar mais lenta em dias de chuva com raios.

Isso não acontece com a fibra óptica, já que ela usa um composto de vidro internamente e é bem reforçada externamente. Outro ponto para ela é a capacidade de transmissão de dados, que é bem maior em relação ao cabo comum. Isso diminui a latência entre o provedor e pode reduzir substancialmente o lag.

Configure o roteador adequadamente

Caso não seja possível utilizar uma rede cabeada para conectar ao desktop ou notebook, é possível fazer algumas configurações que podem melhorar o desempenho do roteador. A primeira e mais fácil é alterar o posicionamento das antenas, caso seu roteador tenha mais de uma.

A segunda delas é utilizar a rede de 5 GHz, caso seu roteador tenha suporte. Essa frequência permite um tráfego de dados maior, mas o seu alcance é mais limitado que a banda normal, que é de 2,4 GHz. Se você não sabe se seu dispositivo tem suporte para essa frequência, basta pegar o modelo e pesquisar suas especificações na internet. Em posse delas, procure pelo protocolo AC ou dual band.

Veja se tem muitos dispositivos conectados ao roteador

Caso não more sozinho, vale a pena verificar a quantidade de dispositivos conectadas ao roteador. Para isso, existem programas de computador como o WiFi Guard que permite visualizar o que está conectado. É possível ter acesso a essas informações pelo painel de acesso ao roteador ou aplicativos de smartphone.

Compre um roteador melhor

Com o aumento de dispositivos conectados em casa, talvez seu roteador de alguns anos atrás não consiga dar mais conta. Por conta disso, a compra de um modelo atual pode ser bem-vinda.

Além do suporte ao 5 GHz, procure por roteadores com conexão Gigabit e uma banda maior. Para se ter ideia, os roteadores mais baratos costumam ter banda de 750Mbps, os intermediários de 1200Mbps e os tops de linha, 2900Mbps. Já a conexão Gigabit é necessária caso use uma internet de mais de 100MB.

Quem dispõe de um poder aquisitivo maior, poderá investir em roteadores com tecnologias que favorecem os jogos online. Marcas como D-Link, TP-Link e Asus dispõe de modelos do tipo, mas esses dispositivos possuem um design extravagante que pode não agradar todo mundo.

Por fim, vale olhar também para a tecnologia Mesh, que vem ganhando espaço no mercado com o passar dos anos. De forma resumida, essa tecnologia usa pequenos roteadores distribuídos pela casa e visam diminuir as zonas mortas de sinal, mantendo o sinal e velocidade em bons níveis pela residência inteira.

Use programas de Tunneling

Minha internet é rápida, utilizo bons equipamentos e meu sistema está limpo, mas aquele jogo ainda não roda bem. O que fazer?

Nesse caso, a rota entre você e o servidor do jogo pode estar sendo realizada de uma forma que não te favoreça. E para resolver esse problema, um serviço de tunneling pode ser uma boa solução, já que ele pode estabelecer uma rota mais rápida entre você e o servidor.

Há alguns serviços do tipo que são específicos para jogos, como Exitlag e NoPing. Eles são melhores porque a prioridade máxima é encontrar a melhor rota possível entre o servidor do jogo e você. No entanto, não há garantia que eles vão sempre funcionar, por isso, procure por um serviço que ofereça um teste gratuito e tire suas próprias conclusões.

Troque de provedor ou melhore seu plano

Quanto mais rápida a internet, melhor, já que jogos também dependem de boas velocidades de upload e download. Porém, uma conexão estável deve ser a prioridade para quem joga e isso é característica de bons provedores. Eles também são responsáveis por determinar a melhor maneira de distribuir o tráfego, o que influencia em vários aspectos citados no post.

Setup Gamer
Logo