Escolher um mouse para jogos não é uma tarefa simples, ainda mais quando o foco de quem escolhe são os jogos de FPS. Esse gênero é bastante competitivo e exige bastante do mouse em vários aspectos. E se você tem pelo menos um pouco de seriedade com o competitivo ou quer ter uma boa experiência enquanto joga, é preciso escolher bons modelos.
E para essa escolha, vários pontos devem ser levados em consideração, mas o principal delas o preço. Esse intervalo de R$ 100 a R$ 300 é o que a grande maioria dos jogadores pode pagar e felizmente possui excelentes modelos nessa faixa, facilitando a escolha para os mais leigos.
Nosso guia vai começar do mais barato para o mais caro. Os nossos critérios de escolha foram qualidade de produto (parte interna e experiência de uso em geral) e qualidade no suporte pela marca. Confira nas próximas linhas a nossa seleção.
Todos os mouses selecionados possuem software que permite principalmente controlar o DPI, criar perfis de uso, reprogramar os botões e controlar a iluminação RGB do mouse.
5. Logitech G203
Apesar de ser barato, o Logitech G203 entrega muita qualidade. Ele possui uma boa construção, o seu peso é de 85g (considerado mediano atualmente). O seu shape pode ser considerado datado, mas ele propicia uma boa ergonomia para qualquer tipo de pegada.
- Confira o nosso guia de pagadas de mouse clicando aqui.
Em relação ao desempenho, ele não deixa a desejar: os botões de cliques têm bom desempenho e feedback satisfatório. O sensor atual não é informado de forma clara pela Logitech, mas os testes apontam um desempenho dentro do esperado.
4. Razer Deathadder V2 Mini
O Deathadder V2 Mini é uma versão menor do clássico Deathadder. A sua proposta é trazer a alta qualidade e desempenho do modelo maior para um público que prefere mouses menores ou leves. E essa redução vai além do tamanho, atingindo o preço também.
Pesando apenas 62g, o corpo do Deathadder V2 Mini é bem construído e a sua forma é focada na pegada Fingertip, mas pessoas com mãos pequenas e médias podem utilizar também na pegada Palm e Claw.
O seu sensor é o PixArt PMW3359. Apesar se não ser o melhor do mercado, o seu desempenho agrada a maioria dos jogadores por apresentar boa consistência no rastreamento dos movimentos.
Os switches responsáveis pelos cliques é óptico com tecnologia própria da Razer e possuem uma latência muito baixa. E para facilitar o clique, o mouse acompanha fitas adesivas que possuem textura e podem ser coladas nos diversos botões do mouse. Outro ponto a favor do Deathadder V2 Mini é o cabo Speedflex que é bastante flexível.
3. Logitech G403
O Logitech G403 é um dos mouses mais conhecidos da marca e apresenta um excelente custo x benefício. Ele traz um ótimo sensor, uma construção sólida e alto desempenho em jogos de FPS, e tudo isso por um preço relativamente acessível.
O mouse pesa aproximadamente 87g e seu corpo fica entre o patamar de médio e grande. Usuários de mãos pequenas podem sofrer um pouco com a usabilidade, mas quem não possui essa característica pode aproveitar a pegada Claw, Palm e Fingertip sem grandes problemas.
O sensor é HERO 25K, feito pela própria Logitech e considerado um dos melhores do mercado. É o mesmo sensor presente no Logitech G Pro, o melhor mouse da marca e também um dos melhores do mundo.
Os cliques são agradáveis e possuem uma ótima resposta. Quanto ao cabo, ele é longo e possui boa flexibilidade. E caso você deseje, é possível adicionar mais 10g ao peso do mouse com uma peça metálica que já vem na caixa.
2. Logitech G305
Em termos de desempenho em geral, o Logitech G305 é inferior ao Logitech G403. No entanto, isso não significa que ele tenha um baixo desempenho; pelo contrário, ele pode atender a maioria dos jogadores e tem o diferencial de ser sem fio.
O seu corpo é semelhante ao do Logitech G203, mas no caso do Logitech G305, ele exige uma pilha AA para o seu funcionamento e isso deixa o mouse pesando cerca de 100g, o que é considerado acima da média. E assim como é para o G203, ele é também é versátil em relação às pegadas.
O sensor é o HERO 12K, um modelo mais modesto com foco em autonomia de bateria. Mas, para a maioria dos jogadores, ele apresenta um desempenho mais do que suficiente.
Os cliques são agradáveis e possuem resposta dentro da média. A sua autonomia é cerca de 250 horas de uso e sua conexão é feita através de um adaptador USB.
1. Razer Deathadder V2
E para finalizar a nossa lista, temos o Razer Deathadder V2. Esse é um grande conhecido do público gamer e considerado um dos melhores mouses do mundo. Consequentemente, ele é o mais caro da lista, mas eventualmente fica em promoção.
O Deathadder V2 pesa cerca de 83g e é considerado um mouse de tamanho médio/grande. Para quem tem pegada Palm, ele pode servir para diversos tamanhos de mãos, mas quando falamos de Claw ou Fingertip, usuários com mãos menores podem sofrer um pouco com a usabilidade.
O sensor é o Focus+, desenvolvido pela própria Razer e possui desempenho excelente, se equiparando com os melhores sensores do mercado. Quanto aos switches dos botões principais, eles são ópticos e apresentam latência muito baixa, além do bom feedback oferecido.
Quando comparado ao Deathadder da geração passada, o V2 trouxe várias novidades: os já citados sensor e switches ópticos, 8 botões programáveis, cabo mais flexível, design mais leve, feets em PTFE e memória para gravar até 5 perfis de uso.