Com a explosão dos games de alta performance e dos e-sports (games jogados competitivamente) veio também o aumento do interesse em periféricos de melhor qualidade, jogadores profissionais e usuários comuns têm investido cada vez mais nesses produtos.
Dessa vez falaremos aqui um pouco sobre os teclados e seus mecanismos, que apesar de evoluírem com a tecnologia existem há um bom tempo, a exemplo do teclado mecânico que possui sua primeira patente datada nos anos 80. Mas o que são os teclados mecânicos?
Os teclados mecânicos
Teclados mecânicos, ao contrário dos de membrana, possuem um elemento principal e individual em cada tecla, o switch mecânico. Esse componente é responsável pelo registro do acionamento das teclas, passando essa informação em forma de impulso elétrico para o controlador, aumentando a rapidez da informação em relação aos teclados de membrana.
Um outro aspecto importante a ser citado é o “Anti–Ghosting” que, resumidamente, permite o acionamento de várias teclas ao mesmo tempo, algo crucial seja pra quem joga seja pra quem trabalha com digitação.
Os switches são peça fundamental na escolha do teclado pelo consumidor, vem antes mesmo do tamanho ou do peso, por exemplo. Dito isso, qual a diferença entre eles?
Confira: Guia de compra de teclados mecânicos baratos
Os Switches e a escolha do ideal
Existem várias opções desse mecanismo, e essas possibilitam que o consumidor escolha o teclado que seja mais confortável e personalizável ao seu gosto. As variações vão desde a rigidez até o feedback sonoro do acionamento que o usuário recebe.
A diferenciação das configurações dos switches são apresentadas ao consumidor através das cores, as principais são azul, vermelho, marrom e preto, que foram criadas e popularizadas pela empresa alemã Cherry®.
Dito isso, baixo mostraremos os principais tipos desse mecanismo presentes no mercado e demonstraremos seus funcionamentos para o um melhor entendimento, para isso, dividiremos em acionamento tátil e linear:
Acionamento Tátil
Os acionamento tátil, presente nos switches azuis e marrons, são voltados para uma percepção mais física do pressionamento da tecla, dando uma sensação de registro de acionamento através de um impulso para a posição original dela.
AZUL
Além da resposta tátil, esse switch possui internamente uma confirmação com click sonoro e requer uma força de atuação média. É indicado para quem tem digitação leve e não se importa com o barulho (por ser a opção mais barulhenta).
Encontramos a configuração do azul em:
- OUTEMU BLUE
- CHERRY MX BLUE
- RAZER GREEN
MARROM
Essa opção não possui o feedback sonoro presente no anterior, e também possui força de atuação média, sendo considerada uma ótima pedida para quem quer uma uma digitação mais silenciosa com um retorno tátil, logo, é indicado para quem usa o teclado tanto para lazer como para trabalho.
Encontramos a configuração do marrom em:
- OUTEMO BROWN
- CHERRY MX CLEAR
- RAZER ORANGE
Acionamento Linear
Esse tipo de acionamento é encontrado nos switches vermelhos e pretos. São bastante silenciosos por não possuírem resposta de que a tecla foi acionada. Além disso, possuem tensão e distancias de atuação diferentes.
VERMELHO
O switch vermelho requer menos força para ser acionado e possui uma distância menor necessária ao seu acionamento, possibilitando uma repetição frenética nas teclas, e isso faz com que ele seja indicado para quem usa o teclado para jogar e menos indicado para quem usa na digitação. O missclik pode se fazer presente em seu uso por conta de sua rapidez.
Encontramos a configuração do vermelho em:
- OUTEMU RED
- CHERRY MX RED
- GATERRON RED
PRETO
Esse é o considerado mais pesado dentre os switches por requerer maior pressão de ativação. É recomendado para quem possui digitação pesada e não gosta de pressionar teclas erradas. Assim como o vermelho, é bastante silencioso.
Encontramos a configuração do preto em:
- OUTEMO BLACK
- CHERRY MX LINEAR GREY
É claro que existem variações do modelo principal e novas configurações feitas a partir desses ( ex: Otemu purle, Razer verde, Razer green e Razer amarelo), mas os citados acima já são um bom direcionamento para quem está entrando agora no mundo dos teclados mecânicos ou escolhendo a próxima compra.
Em resumo: switches vermelhos e pretos são os mais silenciosos e são mais indicados para usuários específicos. O azul é o mais barulhento e o mais indicado para iniciantes. Já o marrom, é o intermediário que é de fácil adaptação, possui retorno agradável e serve para diversos perfis de usuários.
Escute os sons de cada opção no vídeo a seguir: