Mouse pad gamer: como escolher?

Para quem joga, a escolha de um mouse pad deve ter uma importância próxima a da escolha de um teclado ou mouse. Isso pode parecer exagero, mas a superfície em que seu mouse desliza tem grande influência durante os jogos. Em situações mais competitivas, a escolha do mouse pad certo pode aumentar o desempenho nas partidas.

E para quem desconhece, não imagina que existam várias especificações que merecem a nossa atenção durante a compra, como tipo de superfície, espessura e tamanho. E para ajudar nessa escolha, nós elaboramos um guia de compra completo de mouse pads gamer.

Como escolher o mouse pad gamer ideal

Os principais pontos que exigem nossa atenção durante a compra de um mouse pad gamer são: tipo da superfície, tamanho, espessura e acabamento das bordas. O conjunto dessa composição varia a depender do tipo de jogo que você mais irá jogar.

Outro fator é importante é o preço. Os mouse pads bons – das melhores marcas – costumam ser caros, mas a maioria dos jogadores não sentirá ou precisarão de um mouse pad tão caro. Há modelos de entrada e intermediários que atendem grande parte do público.

Tipos de superfície de mouse pads

Existem mouse pads de tecido, couro, plástico, alumínio e até vidro. Mas, no fim das contas, eles podem ser divididos entre rígidos e não rígidos. Os dois possuem boas diferenças e antes de escolher o tipo, é preciso conhecer as suas características.

Mouse pad rígido (hard)

Por conta da rigidez e do material, os mouse pads rígidos são melhores para movimentos mais rápidos ou minuciosos. Isso acontece porque a superfície possui menos fricção, o que exige menos força do jogador para movimentar o mouse.

E por serem feitos de material não poroso, o mouse pad não absorve líquidos e acaba sendo mais fácil de limpar do que os de tecido. No entanto, justamente por não absorver, a manutenção deve ser mais constante.

Para quem joga jogos que exigem alta sensibilidade ou movimentos mais rápidos, mouse pads rígidos é a escolha ideal.

Mouse pad de tecido (soft)

Mouse pads de tecido são os mais populares atualmente. Eles podem variar no tipo de tecido e isso afeta na capacidade de deslize do mouse, por isso que alguns mouse pads são rotulados como speed e control. Mas, por causa da superfície porosa, o atrito com o mouse tende a ser maior, exigindo mais força pelo player.

E por conta dessa característica, esses mouse pads tendem a sujar mais, exigindo que sejam lavados de tempos em tempos. Além disso, o desgaste natural do tempo de uso é mais sentido aqui do que nos rígidos.

Por conta da maior capacidade de controle graças à resistência natural da superfície, os mouse pads de tecido são mais adequados para jogadores de média ou baixa sensibilidade. Um exemplo claro disso é que a maioria dos jogadores de FPS optam por mouse pads de tecido.

Speed ou control?

Esse questão divide muito os consumidores. Na teoria, um mouse pad do tipo speed permite deslizes mais rápidos, já o control permite deslize mais lentos e com mais controle. No entanto, essa característica tende a ser mais subjetiva do que objetiva.

Isso acontece porque a velocidade de movimentação do mouse pode ser influenciada também pelo peso, feets (o material que faz contato com o mouse pad) e até mesmo a sensibilidade.

Por isso, se você se deparar com um mouse pad que se diz speed ou control, procure levar em consideração outras características decisivas, como tamanho e acabamento.

Tamanho de mouse pad ideal

E falando em tamanho, atualmente, é comum encontrar mouse pads com quatro faixas de tamanhos diferentes. Tomando como base os mouse pads da linha Fury da HyperX, eles são catalogados da seguinte forma:

  • Pequeno: 290mm x 240mm
  • Médio: 360mm x 300mm
  • Grande: 450mm x 400mm
  • Extragrande: 900mm x 420mm

Se você joga com sensibilidade baixa, procure mouse pads grandes, mas se isso não for o problema, o médio e até mesmo o pequeno já podem te atender perfeitamente.

Espessura de mouse pad ideal

As espessuras podem variar bastante. Um mouse pad considerado fino possui espessura de 1 a 2mm, o mediano possui espessura de 2 a 3mm e o grosso é a partir de 3mm. E afinal de contas, o que isso importa?

Bom, um mouse pad mais fino é mais fácil de dobrar e carregar, mas caso sua mesa tenha superfície irregular, ele não irá corrigir essas imperfeições. E seguindo a mesma lógica, um mouse pad mais grosso é menos portátil, mas tende a ficar mais reto e aderir melhor à superfície da mesa.

Acabamento das bordas do mouse pad

Os mouse pads de tecido podem possuir bordas costuradas ou não. Os que possuem tendem a durar mais, mas pode causar incomodo no braço de alguns jogadores ou mouse pode esbarrar nelas em jogadas mais agressivas.

Em contra partida, os mouse pads sem bordas podem ser mais confortáveis, mas podem descascar com o tempo.

Mouse pads com RGB, carregamento sem fio e USB

Alguns mouse pads mais caros possuem funcionalidades interessantes como carregamento sem fio e USB. Dessa forma, o seu mouse sem fio pode ser carregado sempre que ele estiver em cima do mouse pad. Dessa forma, você não precisa se preocupar com a bateria.

E uma das vantagens de um mouse pad com USB é poder conectar o receptor de um mouse sem fio e deixa-lo próximo ao próprio mouse, reduzindo a latência da conexão.

E caso você se importe muito com o visual, é possível encontrar mouse pads com bordas em RGB. Os mais simples já vem com cores predefinidas, mas os mais caros permitem controle de software assim como mouse e teclados RGB.


Como vimos, escolher um mouse pad é uma tarefa que demanda atenção. E por existir diversos modelos, a faixas de preço é grande e pode assustar. E para te ajduar a economizar, nós do Setup Gamer postamos promoções de mouse pads e outros periféricos, como mouse e teclados.

Use os comentários para acrescentar alguma informação ou pedir ajuda

Fazer um comentário

Setup Gamer
Logo
Enable registration in settings - general
Shopping cart