Guia de compra de monitor gamer

O guia de compra de monitores para jogos do Setup Gamer possui o objetivo de ajudar a você a escolher o monitor ideal. Diferentemente de outros sites, elencamos diversas categorias e indicamos os melhores modelos atualmente para elas.

Nós listamos abaixo essas categorias para quem tem pressa, mas caso você tenha dúvidas mais profundas em relação ao monitor, nós vamos te ajudar. No post, explicamos como escolher o painel, tamanho, frequência, tempo de resposta e outros aspectos importantes no que diz respeito a monitores gamers.

Categorias de monitores

O que é um monitor gamer

Caso você esteja conhecendo esse mundo gamer agora, você deve se perguntar o que é que diferencia um monitor gamer de um monitor convencional. Bom, existem várias características utilizadas nesses monitores que ajudam o jogador a desempenhar melhor ou aproveitar mais a jogabilidade e visual.

As tecnologias vão desde a entrega de mais quadros por segundo ou suavização da imagem, dando a sensação de maior fluidez. Tudo isso foi desenvolvido com o objetivo de ajudar o gamer, e cada vez mais, tais características são fatores super decisivos na hora da compra e vamos dar detalhes delas nos próximos parágrafos.

Características de um monitor gamer

Taxa de atualização

A taxa de atualização de um monitor é medida em Hz e mostra a quantidade de imagens que são exibidas por segundo. Quanto maior é essa taxa, mais fluída e menos artefatos – borrões, por exemplo – são vistos em cenas rápidas.

Atualmente, os monitores gamers de entrada possuem taxa de atualização de 144Hz, ou seja, exibem 2,4 vezes mais imagens por segundo do que um monitor comum, que costuma vir com 60Hz. Com essa quantidade de informação, o player pode agir mais rapidamente e tomar uma decisão que pode ser crucial para a partida.

No eixo Y temos o tempo em ms para a exibição de um frame, e no eixo X os Hz do display

No entanto, para tirar proveito de um monitor com alta taxa de atualização, é preciso que o computador consiga entregar os FPS equivalentes. Além disso, essa vantagem fornecida pelo monitor é mais adequada para jogos competitivos.

Tempo de resposta

O tempo de resposta é outro fator decisivo na compra de um monitor gamer. Ele é medido em ms (milissegundos) e determina a velocidade de alternância de um pixel entre tons de cinza. Quanto menor esse número, mais a imagem tende a ser suave. Vale ressaltar que ela não representa o input lag, que é o tempo entre a execução de um comando e a reprodução no monitor. Essa informação é importantes mas não costuma ser divulgada pelos fabricantes de monitores.

FreeSync e G-Sync

O FreeSync e G-Sync são tecnologias que possuem metodologias diferentes, mas possuem o mesmo objetivo: reduzir o screen tearing. Esse efeito é causado quando o monitor não consegue acompanhar a entrega de quadros enviados pela placa de vídeo. Dessa forma, os frames novos se misturam com os antigos e causa um tipo de corte na imagem.

O FreeSync é um formato aberto e mais popular, sendo ele desenvolvido em grande parte pela AMD. Já o G-Sync foi desenvolvido pela Nvidia e possui presença no mercado bem menor, sendo mais presente em monitores mais caros.

As duas tecnologias funcionam muito bem e estão em constante desenvolvimento e aprimoramento. Mais recentemente, a Nvidia começou a permitir que suas placas de vídeo utilizasse o FreeSync também, já que é um formato bastante popular, principalmente no Brasil.

Tipos de painel de monitores

Atualmente, o mercado de monitores é dominado por três tecnologias de displays: TN, VA e IPS. Elas possuem características específicas e preços variados, requerendo a atenção do consumidor na hora de qual escolher.

Painéis TN

A tecnologia TN é a mais barata e amplamente presente em notebooks e monitores mais comuns. No entanto, muitos monitores gamers adotam esse tipo de painel porque ele proporciona altas taxas de atualização, baixo tempo de resposta, menos borrões e baixo input lag. Todas essas características são ideais para os gamers.

Porém, o seu ponto fraco fica na qualidade de imagem. A fidelidade de cor não é muito alta e os ângulos de visão são restritos. Monitores TN de qualidade possuem boas cores e bons ângulos de visão, mas caso você seja muito exigente no quesito qualidade de imagem, é melhor considerar painéis VA ou IPS.

Painéis VA

Os painéis VA são conhecidos por apresentarem bons níveis de contraste, graças a forma com que lida com a interrupção de luz quando é necessária. Além disso, eles tendem a possuir qualidade de imagem maior em relação aos painéis TN.

Mas, no quesito tempo de resposta, são poucos os monitores que conseguem ser rápidos na transição GtG (gray to gray) como os TN ou IPS. Por isso, é preciso ficar atento à essa informação antes de comprar um monitor VA.

Painéis IPS

Monitores do tipo de IPS são bastante conhecidos e visados por aqueles que buscam alta fidelidade de cor, seja para entretenimento ou trabalho com imagem. Além disso, os ângulos de visão são excelentes, o que garante uma maior integridade das cores dispostas na tela.

A tecnologia ficou bastante popular graças às TVs e smartphones, por isso, é possível encontrar monitores IPS com preços bastante competitivos. No entanto, os mais caros tendem a possuir mais fidelidade e outras características superiores.

Se tratando de jogos, ele se sai bem, bebendo dos pontos fortes dos painéis TN e IPS: possui capacidade para altas taxas de atualização, baixo tempo de resposta e contraste mediano.

Tamanho ideal de tela

O principal determinante na hora de escolher o tamanho da tela é o tipo de jogo que você joga. Se você joga bastante e-sports, é interessante possuir um monitor de tamanho mediano (entre 21″ e 24″), porque seus movimentos de cabeça serão mínimos durante a partida, ajudando também no foco.

Mas caso você prefira jogos mais casuais que não exijam grandes níveis de foco, monitores maiores podem ser mais interessantes. Mas, vale ressaltar que a partir de 27″, é recomendado que o monitor possua resolução acima do Full HD (1920 x 1080).

O mesmo vale para monitores ultrawide. Eles não são recomendados para jogos de tiro por possuírem telas mais largas e exigir atenção desnecessária do jogador em certos jogos. No entanto, jogos de corrida podem ser muito beneficiados por esse tipo de tela.

Resolução ideal de monitores 16:9

21″ a 24″1920 x 1080 (Full HD)
27″ a 28″2560 x 1440 (QHD)
Acima de 28″2560 x 1440 (QHD) ou 3840 x 2160 (4K)

Resolução ideal de monitores ultrawide

25″ a 29″1920 x 1080 (Full HD)
Acima de 34″3440 x 1440 (UWQHD) ou mais

Os melhores monitores para jogos

Nossa lista possui diversos monitores e varia bastante entre o preços, possuindo opções baratas, indo até os displays de alto nível. O ideal é que você já tenha os principais fatores que importam na compra do monitor em mente para a escolha.

Monitor barato e básico para jogos

AOC 22B1H

O 22B1H é um monitor de entrada da AOC e é vendido por preços bem competitivos. Ele não possui recursos dedicados a jogos, mas é uma alternativa para quem precisa de um monitor novo e não possui grandes pretensões ou poder aquisitivo para um melhor.

Ele possui 21,5″, resolução Full HD, painel com tecnologia TN, 60Hz de taxa de atualização e tempo de resposta de 5MS. Suas conexão são a VGA, HDMI e P2 para fones de ouvido.

Monitor AOC 22B1H na loja Pontofrio Pontofrio

Confira o monitor AOC 22B1H na Pontofrio

Monitor AOC 22B1H na loja Casas Bahia Casas Bahia

Confira o monitor AOC 22B1H na Casas Bahia

Monitor AOC 22B1H na loja Magalu Magalu

Confira o monitor AOC 22B1H na Magalu

Monitor barato com recursos para jogos

AOC Speed 24G2HE5

Esse é outro monitor de entrada da AOC, mas nesse caso, é um de entrada e gamer. O seu design já acusa que é um produto com apelo para o público gamer, com linhas agressivas mescladas em preto e vermelho.

A resolução Full HD é distribuída no painel de 23,8″ com tecnologia IPS. Além disso, ele possui taxa de atualização de 75Hz, tempo de resposta de 1ms e suporte ao FreeSync. As suas conexões são VGA e HDMI.

Monitor AOC Speed 24G2HE5 na loja Americanas Americanas

Confira o monitor AOC Speed 24G2HE5 na Americanas

Monitor 144Hz barato

A partir daqui, iniciamos a apresentação de modelos voltado para jogos competitivos. A maioria dos monitores não possuem a qualidade máxima de imagem, mas conseguem entregar altas taxas de quadros com baixo tempo de resposta, auxiliando na rápida tomada de decisão.

Acer KG241Q-S

O KG241Q-S da Acer é bastante famoso por apresentar um bom custo benefício. Ele é bastante procurado por possuir taxa de atualização de 144Hz, podendo chegar a 165Hz com algumas alterações na configuração do monitor. Além disso, seu tempo de resposta também pode reduzir de 1ms para 0.5ms.

A sua tela é de 23,8″, Full HD, tecnologia TN e com suporte ao FreeSync. Em relação às conexões, o KG241Q-S vem com duas entradas HDMI e uma DisplayPort, sendo esse o cabo que vem com o monitor.

Monitor Acer KG241Q-S na loja Casas Bahia Casas Bahia

Confira o monitor Acer KG241Q-S na Casas Bahia

Monitor Acer KG241Q-S na loja Magalu Magalu

Confira o monitor Acer KG241Q-S na Magalu

Monitor Acer KG241Q-S na Amazon Amazon

Confira o monitor Acer KG241Q-S na Amazon

Monitor Acer KG241Q-S no KaBuM! Kabum

Confira o monitor Acer KG241Q-S no KaBuM!

Monitor 144Hz intermediário

Zowie XL2411P

A Zowie é uma submarca da BenQ, bastante conhecida na área de monitores gamers e profissionais. O XL2411P é um monitor intermediário da marca que pode ser interessante para quem quer elevar o nível de seriedade em jogos competitivos.

O monitor possui vários recursos de imagem que podem ajudar durante as jogatinas. Além disso, é possível regular sua altura, inclinação e orientação. A sua tela é de 24″ com resolução Full HD, painel TN e tempo de resposta de 1ms. Infelizmente, o monitor não possui FreeSync ou G-Sync.

Monitor Zowie XL2411P na Amazon Amazon

Confira o monitor Acer KG241Q-S na Amazon

Monitor Zowie XL2411P no KaBuM! kabum

Confira o monitor Zowie XL2411P no KaBuM!

Monitor Zowie XL2411P na lojas Casas Bahia Casas Bahia

Confira o monitor Zowie XL2411P na loja Casas Bahia

Monitor 144Hz de alto nível (top de linha)

BenQ MOBIUZ EX2510

Atualmente, o MOBIUZ EX2510 é um dos melhores monitores 144Hz do mercado nacional. Além do corpo com design refinado que permite diversos ajustes, ele traz recursos interessantes como HDR, alto-falantes integrados e FreeSync Premium.

As outras características são: tela de 24,5″ Full HD, painel IPS e tempo de resposta de 1ms. Para quem joga e trabalha com imagem, esse pode ser a escolha ideal, já que ele chega a 99% do padrão sRGB. Se tratando das conexões, ele possui duas HDMI, uma displayport e saída P2 para fones de ouvido.

Monitor BenQ MOBIUZ EX2510 no KaBuM! Kabum

Confira o monitor BenQ MOBIUZ EX2510 no KaBuM!

Monitor BenQ MOBIUZ EX2510 na Amazon Amazon

Confira o monitor BenQ MOBIUZ EX2510 na Amazon

Monitor 240Hz barato

Acer XZ270

O Acer XZ270 é interessante para aqueles que buscam uma frequência de atualização maior, que é especialmente importante para FPS. Ele não possui muitos recursos, já que essa não é a sua proposta, mas vai atender bem quem não pode gastar muito em um monitor.

A sua tela é curva, com tamanho de 27″, resolução Full HD e painel VA. Já as suas conexões são: duas HDMI 2.0 e uma Displayport 1.2, além da conexão para fones de ouvido.

Monitor Acer XZ270 na Magalu magalu

Confira o monitor Acer XZ270 na Magalu

Monitor Acer XZ270 na lojas Casas Bahia Casas Bahia

Confira o monitor Acer XZ270 na loja Casas Bahia

Monitor 240Hz intermediário

 Alienware AW2521HF

O Alienware AW2521HF é um dos monitores mais cobiçados do mercado porque possui diversas características ideais para jogos. O único problema pode ser o preço, no entanto, não é raro encontrar boas promoções desse modelo.

Esse monitor possui suporte ao FreeSync e G-Sync. O seu tamanho é de 24,5″ com resolução Full HD, painel IPS (sRGB 99%) e tempo de resposta de 1ms. Outro ponto interessante do AW2521HF é a quantidade de conexões: são 5 conexões USB 3.0, duas conexões HDMI, uma Displayport e uma P2 para fones de ouvido.

Monitor Alienware AW2521HF na Amazon Amazon

Confira o monitor Alienware AW2521HF na Amazon

Monitor Alienware AW2521HF na loja Pontofrio Pontofrio

Confira o monitor Alienware AW2521HF na Pontofrio

Monitor 240Hz de alto nível (top de linha)

Alienware AW2721D

O AW2721D da Alienware é um dos melhores monitores do mercado brasileiro. Além do design refinado, o que é característico da marca, ele traz várias tecnologias de última geração como G-Sync Ultimate e HDR 600, proporcionando uma ótima experiência visual para os jogadores.

Mas não é só isso, já que ele conta com resolução QHD, painel IPS de alta qualidade e tempo de resposta de 1ms. A sua tela de 27″ é ideal tanto para quem joga quanto para quem trabalha com vídeos ou imagens. Ele possui diversas conexões: duas HDMI, uma Displayport, 5 USBs e P2 para fones de ouvido.

Monitor Alienware AW2721D na Amazon Amazon

Confira o monitor Alienware AW2721D na Amazon

Monitor Alienware AW2721D na Magalu magalu

Confira o monitor Alienware AW2721D na Magalu

Monitor Alienware AW2721D na lojas Casas Bahia Casas Bahia

Confira o monitor Alienware AW2721D na loja Casas Bahia

Monitor QHD (2K) barato para jogos

Saindo da linha de monitores para jogos competitivos, os modelos a seguir são dedicados para quem preza pela riqueza de detalhes e quer aproveitar o máximo do visual do jogo. Em outras palavras, são modelos mais adequados para quem foca em jogos de campanha.

Bluecase BM278GW

Esse é um monitor que ficou bastante popular no mercado brasileiro. O principal ponto alto é a resolução QHD custando não muito acima que outros monitores gamers Full HD. A sua tela é de 27″, tem taxa de atualização de 75Hz, painel VA e suporte ao FreeSync.

Quanto às conexões disponíveis, ele possui uma HDMI, uma Displayport e conexão P2 para fones de ouvido.

Monitor Bluecase BM278GW no KaBuM! Kabum

Confira o monitor Bluecase BM278GW no KaBuM!

Monitor QHD (2K) intermediário para jogos

Dell S2721DS

O Dell S2721DS é um monitor caro e não é focado em jogos. No entanto, ele apresenta alguns recursos que são interessantes para quem joga e está buscando uma boa qualidade de imagem, como por exemplo o painel IPS, taxa de atualização de 75Hz e FreeSync.

As suas conexões são: duas HDMI, uma Displayport e uma conexão P2 para fones de ouvido. Além disso, ele contém som integrado de 3W.

Monitor Dell S2721DS na Magalu magalu

Confira o monitor Dell S2721DS na Magalu

Monitor Dell S2721DS na loja Pontofrio Pontofrio

Confira o monitor Dell S2721DS na Pontofrio

Monitor QHD (2K) de alto nível para jogos (top de linha)

O monitor que deveria estar aqui já foi citado. O Alienware AW2721D, citado como melhor monitor 240Hz, é também o melhor monitor QHD para jogos.

Monitor ultrawide barato para jogos

LG 25UM58G

O LG 25UM58G é um ultrawide bastante popular e pode servir de porta de entrada para esse tipo de monitor. Apesar de não ter o design chamativo de outros monitores gamers, esse aqui possui recursos interessantes para quem joga, como por exemplo taxa de atualização de 75Hz, tempo de resposta de 1ms e recursos de software que pode ajudar no gameplay.

Ele é um monitor Full HD, com 25″ e painel IPS. Ele possui duas entradas HDMI e uma saída para fones de ouvido.

Monitor LG 25UM58G no KaBuM! Kabum

Confira o monitor LG 25UM58G no KaBuM!

Monitor LG 25UM58G na Magalu magalu

Confira o monitor LG 25UM58G na Magalu

Monitor LG 25UM58G na Amazon Amazon

Confira o monitor LG 25UM58G na Amazon

Monitor ultrawide intermediário para jogos

LG 29WK600

O 29WK600 da LG é outro monitor bastante popular e é interessante para quem trabalha, joga e consome conteúdo. Graças ao painel IPS e boa fidelidade de cores, ele tem potencial para atingir diversos públicos.

A tela é de 29″ com resolução Full HD. Além disso, ele possui taxa de atualização de 75Hz, HDR10, FreeSync e áudio integrado de 10W. Em relação às conexões, o 29WK600 vem com duas HDMI, uma Displayport e uma conexão para fones de ouvido.

Monitor LG 29WK600 no KaBuM! Kabum

Confira o monitor LG 29WK600 no KaBuM!

Monitor LG 29WK600 na Magalu magalu

Confira o monitor LG 29WK600 na Magalu

Monitor ultrawide de alto nível para jogos (top de linha)

Alienware AW3420DW

Para finalizar com chave de ouro, vamos apresentar o sonho de consumo de tomo gamer. O Alienware AW3420DW impressiona por trazer uma tela grande, de alta resolução e com incrível fidelidade de cores, além de vários recursos para jogos, obviamente.

Ele possui tela de 34″ com resolução WQHD (3440 x 1440), taxa de atualização de 120Hz, painel IPS e tempo de resposta de 2ms. Se você quer imersão e qualidade de imagem de alto nível, essa com certeza é a melhor opção do mercado.

Monitor Alienware AW3420DW na Magalu magalu

Confira o monitor Alienware AW3420DW na Magalu

Monitor Alienware AW3420DW na Amazon Amazon

Confira o Alienware AW3420DW na Amazon

Use os comentários para acrescentar alguma informação ou pedir ajuda

Fazer um comentário

Setup Gamer
Logo
Enable registration in settings - general
Shopping cart